sexta-feira, 9 de março de 2012

Acha que está ruim? Calma, ainda pode piorar.



08/03/2012

Votação do Código Florestal é adiada

Câmara dos Deputados adia votação do projeto e organizações não governamentais fazem protesto em Brasília

As florestas do Brasil ganharam mais um tempo para respirar. A Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação do projeto que modifica o Código Florestal Brasileiro. Só para entender, ele havia sido aprovado pela Câmara em maio do ano passado e, no final de 2011, pelos senadores. Como o Senado havia feito alterações no texto original, ele voltou ao plenário da Câmara.
Apesar do refresco, manifestantes de organizações não governamentais fizeram um protesto em frente ao Congresso Nacional. O Greenpeace, dentro de sua campanha “Veta Dilma!”, pedia que a presidente da República cumprisse sua promessa de campanha e recusasse o projeto ruralista.
O protesto reuniu cerca de  1,5 mil pessoas, segundo a organização. “Qualquer que seja o texto que a presidente Dilma irá receber do Congresso, ele conterá estímulos a mais desmatamento e anistias. Que a manifestação de hoje, junto com as que ocorreram em diversos outros locais do Brasil ao longo dessa semana, faça a presidente Dilma lembrar que prometeu, a todos os brasileiros durante sua campanha eleitoral, vetar qualquer mudança no Código Florestal que permita mais desmatamento. Estamos aqui hoje cobrando que ela cumpra a palavra”, disse Márcio Astrini, da Campanha Amazônia do Greenpeace.
O Congresso debate modificações no Código Florestal há anos. Apesar dos pedidos de cientistas, juristas, pequenos agricultores, ambientalistas, grupos religiosos e organizações sociais – basicamente todos os setores que não têm interesses financeiros diretamente relacionados ao enfraquecimento da lei – para que o processo fosse realizado de forma responsável, o projeto de lei é recheado de problemas: ele estimula novos desmatamentos, desobriga a recuperação da grande maioria das áreas ilegalmente desmatadas, anula multas de criminosos e nada oferece a quem cumpriu a lei e protegeu as florestas existentes em suas terras. 



Absurdo... essa foi a palavra que me veio a cabeça. Além de colocar nosso dinheiro no bolso, querem colocar nossas florestas também, ou o pouco que sobrou delas...
E o pior é que tem deputado mineiro por trás disso, Paulo Piau (PMDB-MG), relator do novo Código .Ele refaz as definições gerais da lei – uma das poucas conquistas do texto do Senado –, deixando a abordagem jurídica do Código Florestal mais frágil e fácil de ser contestada pelos infratores. Como exemplo dessa manobra, ele retira a parte que diz que a lei deve “consagrar o compromisso do País com o modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável (...)”. Ou seja, o modelo a ser adotado deve ser o que os grandes desmatadores do agronegócio querem: benefícios a curto prazo e degradação progressiva das florestas. 
Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/




.Anistia a desmatadores perdoará R$ 8,4 bilhões em multas

Vejo esse novo Código como uma grave afronta à inteligência nacional. Desfigurar o Código Florestal permitindo mais desmatamentos? Dando anistia aos criminosos? Que deixasse como estava então. É... assim o Brasil não vai pra frente mesmo, só regride. Em vez de melhorar piora.

E não pense você que isso não vai atingi-lo, por que de uma forma ou de outra atinge a todos nós. Como a  destruição e extinção de diferentes espécies.Enchentes de rios, genocídio de povos indígenas, efeito estufa, entre outros. Mas tenho certeza que todos conhecem bem a consequências.

Sem contar quantas pessoas foram mortas  ou expulsas de suas casas, porque estavam no caminho dos Srs. fazendeiros e madeireiros. Em 24 de maio do ano passado, um paradoxo amazônico chocou a opinião pública. Enquanto a Câmara dos Deputados preparava-se para votar uma nova legislação para a agricultura no Brasil - o Código Florestal, bastante criticado por incitar a devastação na Amazônia e conceder anistia aos desmatadores -, um casal de ambientalistas, que vivia da extração de castanhas, era assassinado dentro do assentamento onde vivia, no Pará. Quando a notícia foi lida na Plenária da Câmara, pelo deputado Sarney Filho (PV), a bancada ruralista - que pleiteava a votação imediata do novo código - viu o anúncio da morte como uma afronta. José Cláudio Ribeiro da Silva e a esposa, Maria do Espírito Santo, foram mortos por pistoleiros que chegaram a cortar um pedaço da orelha direita de José Cláudio para provar o serviço, pago, segundo suspeitas, por um fazendeiro e, talvez, em consórcio de madeireiros. Indignados com a denúncia, que consideraram inoportuna, alguns deputados vaiaram Sarney Filho. José Cláudio, por sinal, dizia que era ameaçado de morte por madeireiros. Ele também era contrário ao Código Florestal. 

Fonte: http://www.rollingstone.com.br/edicao/58/desmatamento-humano
Vale a pena ler toda a reportagem, muito interessante.

O caso mais famoso é o da irmã Dorothy Stang, que em 2005  foi assassinada com seis tiros, em crime bárbaro, que comoveu o país e o mundo.  A morte, planejada por dois fazendeiros que tinham seus interesses ameaçados pelo trabalho da irmă, que sempre defendeu os agricultores pobres. Ao menos neste caso os culpados foram presos.

Parece que Três Pontas tambem nao respeita áreas de preservação ambiental. Casas do Projeto Minha Casa Minha Vida  foram construídas bem próximas da margem de um córrego,  que abriga diversas nascentes no bairro Santa Edwirges. Que coisa feia  hein, prefeita!!!

Como podemos ver as injustiças são muitas, e aqueles que colocamos no poder, não fazem absolutamente nada pra mudar essa realidade. Sendo assim, sobra pra nós pressioná-los, (mais uma vez). Só nós mesmos que podemos mudar o rumo desta historia 

Visite o site da camapanha # florestafazdifernca e participe do abaixo assinado em defesa das florestas., informe-se e descubra o que pode fazer para que o pessoal de Brasília nos dê ouvidos.
Divulgue e convide outras pessoas a participarem. 


A frase é clichê, tudo bem, mas ''se cada um fizer a sua parte'', tudo seria diferente. 


Por hoje é só
Um grande abraço
fiquem com Deus



A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.
Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário