quarta-feira, 14 de março de 2012

Omisso, eu?


Você já foi a uma Sessão da Câmara?



Em Três Pontas são, ao todo, dez vereadores que representam o povo naquele cargo. No entanto, o povo, o mesmo que elege, não está lá para cobrar.


Em raras oportunidades, que não a de aprovação de um projeto de interesse coletivo, foi possível constatar a câmara lotada - longe disso. O que se vê na Câmara Municipal,  é um seleto grupo de pessoa e poucas ou nenhuma delas são jovens.


Isso é ruim. E sabe qual é o resultado disso? Eleitores não sabem  o que seu candidato está fazendo lá dentro ou o quê está votando. Da mesma forma que existem vereadores ruins, no sentido de faltarem demais ou realizarem indicações de menos, existem os vereadores bons, que fazem indicações toda semana, se preocupam com a cidade e realmente pensam no bem estar da população e não somente no seu.


O pior de tudo, é que o eleitor não sabe quem trabalha ou não, e está lá apoiando novamente o que não merece, ou deixando de apoiar aquele que trabalhou. 


A falha é unica do povo que em sua maioria não se importa com o que está acontecendo. A sessão é transmitida pela internet e existem blogs que dão notícias sobre o ocorrido.


Pior para os bons, que penam para reelegerem e disputam igualmente com aqueles que mais se ausentaram no que diz respeito a trabalho e preocupação com a cidade. Pior para o povo e pior para a cidade. O povo precisa saber quem é ruim para tirar fora e deixar o que resta de bom.


Confesso que nunca fui à uma sessão da Câmara devido aos meus estudos, mas no dia seguinte procuro me informar do que aconteceu, que projeto foi votado ou quem dessa vez recebeu o título de Cidadão Honorário...


Descaso e Omissão

Duas palavras tão abundantes no Brasil quanto água no oceano. Reclamar do descaso do governo local ou federal para com algo, prestar queixa na mesa de conversa contra a omissão de alguma autoridade, podendo ser ou não um governo, em relação a problemas que vão desde uma rua esburacada ou a ocupação por drogados de uma casa abandonada  são atos quase tão comuns quanto assistir televisão. É unânime a opinião de que aqui é o país da omissão e do descaso, onde ninguém se preocupa em providenciar a resolução dos mais variados problemas. Mas há um detalhe que passa despercebido mas é terrivelmente o núcleo de tudo: os maiores descaso e omissão vêm do próprio povo.

O Dicionário Houaiss define a palavra “descaso” como “procedimento próprio daquele que não dá importância ou atenção a; desconsideração, desdém, desprezo” e “omissão” como, entre outras definições, “ato ou efeito de deixar de lado, desprezar ou esquecer; preterição, esquecimento”. Convém mostrar a aplicação de cada palavra no comportamento popular logo abaixo.

Quando alguém dedica uma porcentagem muito ínfima das conversas com amigos e parentes às questões sérias, como problemas sócio-ambientais da cidade, e prefere bater papo sobre a família, futebol, séries americanas, baladas e outros assuntos irrelevantes ao interesse coletivo está de fato não dando importância ou atenção a temas importantes. Quando um jovem prefere mudar de assunto quando se inicia uma conversa sobre os protestos contra a expansão da energia termelétrica ou sobre como o povo pode atuar contra a violência, está prestando desconsideração, desdém, desprezo. Fica claro que essas atitudes de aversão ao envolvimento cidadão na resolução dos problemas públicos caracterizam uma postura que demonstra descaso.

Assim fica evidente que, para determinados assuntos, o descaso e omissão populares são igualmente ou mais poderosos que os exercidos pelo poder público. 

Sem a população cobrando constantemente, pegando no pé, nunca haverá providências de boa vontade nem tampouco compreensão das necessidades populares. A omissão do povo estimula – e em última análise gera – a omissão dos governos.

O mesmo é aplicável ao comportamento de descaso. Como queremos que o governo adote uma postura comprometida com a resolução dos nossos problemas coletivos se nem nós mesmos os levamos a sério? Como poderemos desejar e esperar que o governo trabalhe por um Brasil próspero se nós mesmos não cogitamos trabalhar em prol dessa prosperidade? Como podemos acreditar ter moral de esperar providências do governo para determinadas questões, como a preservação das florestas, se achamos que não temos nada a ver com as tais, se fazemos pouco caso – por ignorar as matas nas nossas conversas – e nós mesmos damos mau exemplo ao, por exemplo, acabar com o capim da praça próxima e eliminar a árvore de nosso jardim? O descaso popular alimenta o descaso do poder público. E até o gera, se considerarmos que é do próprio povo que vêm muitos políticos!

Antes de querer que o governo e outras autoridades públicas tenham mais respeito conosco parando com o descaso e a omissão, devemos imprescindivelmente acabar com esses dois em nós mesmos primeiro. Enquanto não superamos o comportamento alienado, a desvalorização das questões públicas que interessam às nossas necessidades e a falsa e forjada isenção de participar da resolução dos problemas coletivos, nada vai mudar na atitude do poder público, e tudo permanecerá do jeito que está. Povo omisso e desleixado, governo idem, é óbvio mas ninguém parece entender.

Que tal se dermos o passo inicial? Que tal se fizéssemos uma visitinha na próxima segunda-feira aos nossos vereadores e encher aquele plenário? Tenho certeza de que ficariam surpresos.

Então está feito o convite, próxima segunda-ferira as 18:30h. 
Conto com vocês...


Um grande abraço
Fiquem com Deus

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." 
Fernando Pessoa


Acompanhe o Trabalho do Legislativo Municipal de Três Pontas através da TV Câmara. As Sessões são transmitidas AO VIVO toda segunda-feira a partir das 18h30min. 


Fontes de inspiração:




7 comentários:

  1. Sergio Siva - Serjão15 de março de 2012 às 12:53

    Nima, primeiramente quero parabeniza-la pela iniciativa de criação deste BLOG e tambem pela coragem. É isto mesmo as pessoas precisam se interessar mais pela politica,principalmente os jovens que são formadores de opinião.Continue assim pois tenho certeza que essa sua atitude vai incentivar muitos jovens e é o que estamos precisando para dar um novo rumo na politica de nossa querida Tres Pontas.
    Aproveito esta oportunidade para informar que na realidade somos 10 vereadores e que se voces quiserem podem acompanhar ao vivo pela internet, pelo site camaratrespontas.mg.gov.br toda segunda feira a partir das 18:30 hs.
    O BLOG esta muito bom e com matérias interessantes, todos os dias faço uma visita.
    Um abraço e se precisar de alguma informação pode contar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, agradeço as visitas e o apoio. Sobre o número de vereadores, já corrigi (obrigada pelo aviso). Seria muito bom mesmo se mais jovens se interessassem já que diz respeito a eles mesmo, ou melhor, a todos nós.

      Excluir
  2. Sergio Silva - Serjão15 de março de 2012 às 12:59

    Só para completar o comentário anterior eu prefiro a presença de voces no plenário, confesso que fico muito feliz quando a casa esta cheia e é uma pena que muitos vão, como voce mesmo comentou, só quando tem um interresse particular.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Nina ..acho que vou participar mais ficar atenta ao q acontece..para poder saber cobrar depois..na minha opiniao casa nao fica cheia devido ao horario como? trabalhador..consegue irpor mais que queira fica dificil em?abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Joana, muitos não podem comparecer por trabalhar, principalmente se for no comércio, donde alguns estabelecimentos fecham as 19h. Se não der pra ir, tem que conferir o que aconteceu. É nosso direito e também obrigação, já que diz respeito a nós mesmos.
      Obrigada pela visita.
      Um grande abraço

      Excluir
  4. Olá Nina

    Parabéns e continue mesmo nessa linha de pensamento onde você irá levar mais jovens a se enterenssar pelas questões políticas e sociais de seu Municipio. A união é muito importante onde levantamos questões e achamos o problema . Pode sempre contar comigo.

    Um grande abraço.
    Inês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inês pelo grande apoio. Se precisar conte comigo também.
      Abraços

      Excluir