domingo, 18 de março de 2012

Limpeza social


Declaração Universal dos Direitos Humanos


Preâmbulo
(...) 
        Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum,  
(...)  
        Artigo V
Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante 

       Artigo XXV
1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle. 
Fonte: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm


Um pouquinho de história...
Até o século XVIII, na Europa, os hospitais não possuíam finalidade médica. Eram grandes instituições filantrópicas destinadas a abrigar os indivíduos considerados "indesejáveis" à sociedade, como os leprosos, sifilíticos, aleijados, mendigos e loucos, ficando claro que eram lugares de exclusão social da pobreza e da miséria produzidas pelos regimes absolutistas da época. Já se passaram três séculos e esta história não mudou para todos os personagens envolvidos. Os mendigos não são mais trancafiados devido a sua condição, agora eles são eliminados, o que é bem pior.






Ao menos 165 moradores de rua foram mortos no país em um ano


As investigações policiais de 113 destes casos não avançaram e ninguém foi identificado e responsabilizado pelos homicídios.


Desde o início do ano, 31 moradores de rua foram assassinados na capital de Alagoas 

Homem coloca fogo em moradores de rua no ES


Cerca de quatro moradores de rua são mortos por mês em BH 



E parece que esta onda de violência está tomando conta de todo Brasil. Diariamente, massacres como estes são estampados nos jornais e falado exaustivamente nos noticiários. São muitos os que defendem os Direitos Humanos do presos (nada contra os coitadinhos, desde que paguem pelo erro cometido), mas quem defende os Direitos Humanos do cidadão comum e de bem? A verdade é que ninguém se importa com os andarilhos ou com com aqueles que não tem onde morar. Política e políticos demais, ação de menos, o Brasil ainda está longe de tirar a população da miséria. O Governo até tenta, com seus programas de erradicação da miséria. Mas até este programa chegar aos que realmente necessitam, quantos mais vão precisar morrer?

Atualmente existem milhões de pessoas morando na rua, passando fome, frio, sendo humilhadas por uma sociedade injusta. O preconceito é muito grande, o que leva ainda mais a desigualdade. Com tantos impostos que o país arrecada, será que não dá pra fazer nada por eles? O país, a população só se preocupam com festas, detalhes um tanto quanto supérfluos (Copa do mundo, jogos Olímpicos, entre outros, não sou contra a realização desses tipos de eventos aqui e até incentivo o esporte, mas só acho que tudo deveria estar caminhando junto. Os milhares de empregos que estes eventos poderão criar, duvido que cheguem até os moradores de rua, sem falar em todos os problemas que já tivemos devido à corrupção por trás destes eventos), e esquecem das pessoas, para elas são apenas detalhes, quantas vezes ainda vamos ter que ver em jornais mendigos que foram assassinados, espancados, isto precisa de um basta!!! Tudo bem, você pode até pensar, lá vem a Nina de novo com o sermão, mas eu tenho que falar.... temos que abrir os olhos, não podemos simplesmente fingir que eles não exitem e que isso não é problema nosso.  Como já disse outras vezes, tudo o que está acontecendo no país é reflexo de nossas escolhas. Abrir os olhos principalmente na hora da eleição, porque nesse período todo mundo é honesto, sabe seu nome e um monte de blá blá blá, pra quando entrarem no poder aumentar seus próprios salários em 70% brigando para aumentar míseros 10%  no salário mínimo, e depois na hora de cobrar a maioria da população se passa por idiota e se quer ao menos sabe o nome de quem elegeu.


Estes desprovidos de sorte, filhos de uma vida desgraçada, passam o dia caminhando, comendo as sobras e o podre dos outros. É dureza caminhar tanto, suplicar tanto para no fim do dia conseguirem comer lixo. E os responsáveis por isso, por este lindo quadro patriótico, passam sem olhar. Não interessa olhar para desgraça. Todos querem ver uma cidade bonita, limpa, arborizada e florida; quanto mais florida, melhor! Esconde o horror.
E nós, os mais sortudos, damos de cara com este mundo cão, um mundo que saltou da condição de pobreza, para a indigência, porém, muitas vezes ainda botamos banca, achando que ver isso é desagradável. Desagradável é pouco: é desumano tanto descaso. Mas a solução não está em nossas mãos: o brasileiro trabalha meio ano para pagar imposto e o que vemos é isto. De nada adianta a população sair a distribuir uns trocados; isto nós fazemos. E não soluciona, nem minimiza o problema.
 Então vem a pergunta que não cala: por que esta gente não arruma um emprego? Por que ficam pedindo, ao invés de trabalharem?
Ora... como resolver este problema se esta gente é solitária, doente, desamparada, sem escolaridade... Não há interesse político voltado para todos eles; não temos uma ação social eficaz. E outras pragas mais. O dinheiro é para outros fins.
Dá pra entender que somos um país em dificuldades; só não deu pra entender, ainda, que um país continental como o nosso, com tanta gente miserável morando nas ruas, com milhões de pessoas passando fome, que ainda se escute que não há verba suficiente para matar a fome do povo e lhes proporcionar um teto.
PORÉM... 
Para meu espanto, de uma hora pra outra surgem milhões de nossas reservas para mandar pra fora do país... Fazendo bonito com o sacrifício de nossa população indigente, que come capim e faz sopa de papelão e jornal. Sei que é um enorme problema social, mas seguindo meu bom senso, teríamos de resolver, primeiro, o problema da nossa gente: dar comida e teto para o Brasil. Mas não é bem assim: existem as negociações! E, enquanto os homi ficam trocando figurinhas, nossa gente que espere, que continue a comer lixo.

Morador de rua dorme em túmulos de cemitério em Três pontas, MG
Homem de 61 anos diz que é mais seguro dormir lá do que na rua.

Ele conta que já foi agredido e por isso procurou local inusitado.





Com certeza vocês já devem ter ouvido algo a respeito, não sei qual a situação deste senhor nesse momento, mas já o vi nas ruas novamente. Ou seja, a prefeitura simplesmente o tirou de lá e o jogou nas ruas de novo. não sei se esta a verdade, até se alguém tiver informações fiquem à vontade para compartilhá-las comigo. 

Em resumo, independentemente dos motivos que levaram estes cidadãos às ruas, eles não são dignos de respeito? Não merecem um teto, um prato de comida ou se for o caso algum tipo de tratamento? 
Este problema não pode simplesmente ser ignorado. A morte de alguem não é e nem nunca será a forma mais correta de resolver algum conflito.

Se for pra fazer um ''limpeza social'' vamos fazer uma em Brasília, no Plenário Federal e Câmara dos Deputados, mas sem chacina hein? Somos todos pacíficos...




O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".
Luís Fernando Veríssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário